Índice

Como otimizar os conteúdos para o Google

Na Loguei você conta com um sistema de análise em tempo real do que é escrito. Isso é muito importante, pois o Google não sabe se o site é bonito/feio, caro/barato, de empresa grande/pequena, o Google quer mostrar o site com o melhor conteúdo para a busca do usuário.

Por exemplo, se a pessoa busca por: “como fazer bolo de aipim“, o Google vai exibir de forma ordenada os sites que possuem o melhor conteúdo sobre “como fazer bolo de aipim”.

Qual site você acha em primeiro:

  1. O site que possui 3 linhas de texto OU;
  2. O site que possui 500 palavras, várias imagens, links relacionando com outras matérias, texto organizado por subtítulos, imagens com descrição embutida etc.;

Naturalmente o Google vai exibir na frente o site número 2, pois possui um conteúdo muito mais rico.

Outros fatores que não dependem de conteúdo já estão implementados em seu site Loguei, como velocidade de carregamento e responsividade (visualização em celulares e tablets).

É garantido aparecer na primeira página do Google?

Não é garantido aparecer na busca do Google, pois depende de inúmeros fatores e alguns deles, que não dependem do site e do conteúdo. Fatores que somam pontos positivos na indexação que não dependem do site ou do conteúdo:

  • Tempo que o site está no ar: Sites mais antigos possuem preferência;
  • Otimização dos concorrentes: Se já existem sites de concorrentes que seguem à risca as recomendações do Google, será bem difícil aparecer na frente deles, isso exigirá muito tempo e trabalho para postagem de conteúdo. É difícil mas não é impossível;
  • Reputação: Um dos fatores que pesam muito na otimização é a reputação do site. Quanto mais sites tiverem link para seu site, melhor você será posicionado, pois o Google entenderá que seu site é uma fonte confiável de conteúdo;

É rápido aparecer no Google?

Assim como não é garantido sequer aparecer na primeira página do Google, caso você apareça, não será rápido. Lembre-se, um dos fatores é o tempo que o site está no ar. Assim que o site entra no ar, até ele aparecer, buscando no Google EXATAMENTE o endereço do site ou o nome do site, pode levar em média 2 semanas.

Os conteúdos, desde que bem escritos e seguindo todas as recomendações, pode levar de 8 a 12 meses para começar a dar algum resultado em termos de acesso.

Lembrando que não há garantias dos conteúdos aparecerem. Pois somente o Google tem o “poder” de definir quais sites vão aparecer nas primeiras páginas da pesquisa.

Como a Loguei pode me ajudar com o conteúdo?

Você pode editar conteúdo de PÁGINAS, PRODUTOS, SERVIÇOS e POSTAGENS. Dentro de cada página de edição, você tem uma página como esta:

otimizar site

Depois de abrir essa seção, você precisa indicar a palavra-chave do conteúdo. Por exemplo, se a sua página está falando de “como fazer bolo de aipim”, a palavra-chave foco tem que ser “receita de bolo de aipim”.

A partir daí o sistema vai identificar se o conteúdo do site está seguindo as diretrizes recomendadas pelo Google em termos de otimização. Veja abaixo a lista de diretrizes e como corrigir os erros:

1) Palavra-chave foco não aparece no título: Você precisa colocar a palavra-chave foco no título principal da pagina. Então se a palavra-chave foco é “receita de bolo de aipim”, é preciso escrever EXATAMENTE assim no título.

2) Palavra-chave foco não aparece no início do título principal: Geralmente o que é mais importante aparece sempre no início. Então a palavra-chave foco precisa aparecer na frente de todo o título. Pode ser algo do tipo: “Receita de Bolo de Aipim fácil e Rápido – Veja como fazer”.

3) O conteúdo possui menos do que 300 palavras. Procure enriquecer mais o conteúdo: O texto precisa ser rico e informativo. Sabemos que não é possível ter um texto rico e informativo com poucas palavras. Não seja econômico. Passe todas as informações, de forma profunda e detalhada. Adicione no mínimo 300 palavras. Recomendamos o seguinte: Quanto mais palavras, melhor. Se puder colocar 500 palavras, 1000 palavras, mais rico o Google vai achar que seu conteúdo é.

4) Palavra-chave foco não aparece no META-TÍTULO: O meta-título é a informação que aparece em destaque na lista do Google. É a primeira linha de um resultado no Google. Também é o texto que aparece na aba do seu navegador. É muito importante. Veja a imagem abaixo:
Meta Título do Google

Este é o Meta-título que você pode definir para o conteúdo. É importantíssimo que a palavra-chave foco esteja presente. Basta preencher o campo META-TÍTULO, disponível na seção OTIMIZAÇÃO PARA O GOOGLE (SEO).

Escreva um título pensando no seu cliente. Se você ajuda seu cliente, o Google irá te ajudar. Então se você está editando a Página de um Produto, chamado Perfume de Jasmim, sugerimos um título assim: “Perfume de Jasmim – Onde Encontrar – Nome da Loja” Note que utilizamos o nome do produto, as palavras chave ONDE ENCONTRAR e o nome da marca.

Use até 69 caracteres e sempre palavras chave pertinentes ao conteúdo da página. Não desperdice espaço com palavras-chave que não tem identificação com o assunto.

5) Palavra-chave foco não aparece no INÍCIO do META-TÍTULO: Assim como ocorre no título principal, a palavra-chave foco precisa aparecer na frente de todo o meta-título.

6) Meta-título possui mais do que 69 caracteres. Procure encurtar um pouco: O meta-título que é exibido no Google possui limite para ser visto. Se você escrever mais de 69 caracteres (incluindo o espaço), o meta-título será cortado, prejudicando a visualização.

7) Meta-título está um pouco curto. Procure aumentar um pouco mais: Essa mensagem é exibida quando você digita um meta-título muito curto. Procure colocar um meta-título mais informativo.

8) Palavra-chave foco NÃO aparece na META-DESCRIÇÃO: A meta-descrição é o resumo da página, que aparece abaixo do meta-título. É a pequena descrição, exibida no resultado do Google. É muito importante, pois é o que a pessoa irá ler ao encontrar seu resultado no Google. Além disso, é o texto que o Google lê para saber do que se trata a página. Veja a imagem abaixo:
Meta Descrição do Google

Escreva um texto resumindo o Google. Naturalmente, é preciso colocar a palavra-chave foco na meta-descrição.

Mantendo o nosso exemplo, se você está editando a Página de um Produto, chamado Perfume de Jasmim, sugerimos uma descrição assim: “Está procurando Perfume de Jasmim? A loja NOME DA LOJA possui Perfume de Jasmim com ótimos preços. Saiba o preço e compre o Perfume de Jasmim na loja”. Note que o nome do produto foi repetido 3 vezes. Temos palavras chave como preço, compre e loja. Além disso, as palavras NOME DA LOJA simbolizam o nome da marca do produto, o que também é importante.

9) Meta-Descrição possui mais do que 290 caracteres. Procure reduzir um pouco: Assim como ocorre no meta-título, a meta-descrição também possui uma quantidade máxima de caracteres. Se você vir este alerta, procure reduzir um pouco mais a quantidade de caracteres do texto.

10) Meta-Descrição está um pouco curta. Considere aumentar um pouco mais: Se essa mensagem é exibida, você precisa adicionar mais texto na meta-descrição, para que ela fique mais informativa e atrativa.

11) O conteúdo não tem nenhum subtítulo. Adicione ao menos 1 subtítulo: Os subtítulos servem para você organizar o conteúdo, pois você pode separar por seções o texto. Isso torna seu texto mais fácil de ser lido e o Google consegue identificar os textos mais legíveis.

Na Loguei, você pode adicionar subtítulos dessa forma:
Escolha os subtítulos do conteúdo

O subtítulo, em termos de importância, começa sempre no TÍTULO SECUNDÁRIO. Então você deve separar as seções do conteúdo por Títulos Secundários. Caso você precise separar uma seção dentro da seção, coloque o Título terciário. Caso precise separar seções dentro do título terciário, use o Título menor.

12) O conteúdo não possui imagens. Considere adicionar pelo menos 1 imagem: É notório que matérias com imagens são mais fáceis de serem lidas, assim como ilustram e deixam a página mais bonita. Adicione ao menos 1 imagem. Se possível, adicione mais.

13) Uma ou mais imagens no conteúdo não possui texto alternativo: O texto alternativo é uma descrição da imagem para caso a imagem não possa ser carregada ou não possa ser vista pelo usuário. Caso esta mensagem apareça, você pode clicar na imagem e depois em OPÇÕES DA IMAGEM, conforme imagem abaixo:
Clicar em opções da imagem

Depois disso você precisa preencher a descrição da imagem. Veja como preencher uma boa descrição (texto alternativo) da imagem.

Preencha o texto alternativo da imagem

Depois é só clicar em OK.

14) Uma ou mais imagens não possuem a palavra-chave foco no texto alternativo: Assim como ocorre em outras área do site, é necessário que o texto alternativo tenha a palavra-chave foco. Lembre-se, descreva corretamente a imagem, mas use a palavra-chave foco.

15) A quantidade de palavras-chave foco em relação ao total de palavras do conteúdo é de x%. O mínimo recomendado é de 0.5%. Adicione mais palavras-chave foco: A palavra-chave foco precisa ser repetida algumas vezes no texto. Quanto mais palavras digitadas, mais palavras-chave foco precisam aparecer. O mínimo recomendado é de 0.5%.

16) A quantidade de palavras-chave foco em relação ao total de palavras do conteúdo é de x%. O máximo recomendado é de 2.5%. Remova algumas palavras-chave foco ou aumente o texto do conteúdo: Essa mensagem aparece quando você digitou muitas palavras-chave foco em relação a quantidade de texto total. Para resolver essa questão, basta escrever mais palavras no conteúdo OU reduzir a quantidade de palavras-chave foco.

Fazendo todos os ajustes indicados, você verá um resultado como este:

Resultado da Otimização para o Google

Outras ações recomendadas para otimização

  1. Otimize a página inicial do seu site;
  2. Gere um sitemap;
  3. Atualize seu site com frequência, de 1 a 2 vezes por semana. Se possível, atualize mais. Seja uma fonte de conteúdo. Uma boa forma de isso acontecer é postando artigos e matérias no site através de um blog;
  4. Mantenha sempre seu site ATIVO e NO AR. Quando um site sai do ar, você é penalizado no Google, pois o Google não vai exibir um site instável na lista de resultados;
  5. O mínimo recomendado é de 300 palavras no conteúdo, mas procure manter a média de 500 palavras. Se possível mais de 500 palavras, melhor para o seu posicionamento;
  6. Tenha redes sociais e as atualize com frequência, pois assim você terá mais conteúdo relacionado com seu site;
  7. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio e atualize com novidades frequentemente;

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe

  • Vendas: vendas@loguei.com
  • Clientes (com plano ativo): suporte@loguei.com